Cooperar para Transformar

Professora Elenice da Cruz Gonçalves, 5° ano. Escola Municipal do Campo Professora Ida Albach.

Relato de Atividade: “Cooperar para Transformar” A turma do 5º ano da Escola Municipal do Campo Profª Ida Albach, participou de um projeto educativo sobre cooperativismo, inspirado através da videoaula produzida pelo projeto Vamos Ler em parceria com a Frísia Cooperativa. O trabalho desenvolvido teve como objetivo apresentar às crianças os princípios do cooperativismo e permitir que elas vivenciassem, na prática, atitudes de cooperação, responsabilidade coletiva e participação cidadã no ambiente escolar.

O tema sobre cooperativismo apresentou de forma clara valores como união, trabalho conjunto, solidariedade e participação. A partir desse material, os alunos foram sensibilizados e despertados para algumas ações concreta para vivenciar a aprendizagem cooperativa.

Durante vários momentos foram realizadas atividades de leitura com materiais que enfatizavam o trabalho cooperativo e assim trazer o agro para a escola. Foram realizadas algumas dinâmicas de cooperação, interação, entre outras.

Como um personagem motivador foi criado a mascote “Mundinho Agro”, o qual representou o mundo dos alunos do campo como forma de aproxima-los da temática. Esse foi apresentado aos alunos por meio de um vídeo interativo entre o personagem e as crianças as quais foram desafiadas a ajudar o Mundinho Agro a promover melhorias no mundo, começando pelo espaço próprio de convivência de todos: a escola.

O Mundinho Agro propôs uma atividade lúdica aos alunos, um caça ao tesouro, o qual por meio de pistas envolveu conceitos de sustentabilidade, cuidado com o meio ambiente e cooperação. E o melhor foi a participação de outras turmas da escola, as quais também participaram de algumas atividades.

Após a atividade do caça ao tesouro, cada turma realizou uma conversa mediada para refletirem e discutirem estratégias para auxiliar o Mundinho Agro. Este foi um momento democrático em que todos puderam opinar e decidir coletivamente quais ações realizariam para melhorar o nosso espaço. Essa etapa trabalhou diretamente os princípios cooperativistas de:

voluntariado (eu quero fazer), decisão democrática (decidir juntos), Participação dos membros

(buscar parcerias; Educação, formação e informação; Intercooperação e Interesse pela comunidade (valorização do seu espaço).

Motivados pelo desafio e as interações, os alunos foram convidados a refletir sobre pequenas ações que poderiam realizar para melhorar o ambiente escolar (seu mundinho). E através de um passeio no espaço da escola puderam realizaram uma análise dos espaços da escola observando o que tem de bom e uma lista de melhorias possíveis. Entre as ideias levantadas estavam: criação de um jardim no espaço escolar; pintura de brinquedos nas calçadas; plantio de árvores; revitalização de espaços de convivência e produção de vasos com materiais recicláveis, como pneus.

Para vivenciar o cooperativismo na prática, foi fundamental buscar parcerias. Os alunos se envolveram em todas as decisões e também participaram ativamente em cada etapa. Destaca-se a importância das parcerias para auxiliar na realização das melhorias. Professores, alunos, famílias e voluntários da comunidade participaram ativamente. Alguns voluntários reconstruíram um banco de praça para compor o jardim. A Comunidade, escola e famílias doaram tintas, flores, terra e materiais recicláveis e reaproveitáveis. As professoras fizeram os desenhos e o trabalho mais “bruto” da pintura e junto com os alunos, pintaram pneus, calçadas, os brinquedos desenhados e também plantaram as flores nos vasos produzidos com baldes e pneus reaproveitados.

Esse realmente foi um trabalho cooperativo, onde vivenciou na prática os princípios da cooperação. Todos “arregaçaram as mangas” e trabalharam juntos para transformar o espaço. Foi um processo colaborativo e cheio de envolvimento, mostrando que quando muitas mãos se juntam, o sonho coletivo se realiza.

Enfim, os alunos puderam obter uma experiência ímpar e muito significativa sobre cooperativismo na prática. Compreenderam que todos tem uma importante participação e que juntos pode-se contribuir para transformações nos ambientes onde se vive. Puderam compreender que cooperativismo significa: agir pelo bem comum; decidir juntos; compartilhar

responsabilidades; trabalhar coletivamente; buscar parcerias e fortalecer a comunidade. As atividades proporcionaram reflexões importantes de forma prazerosas e com muito protagonismos dos alunos. Evidenciou que cada um pode fazer a diferença no seu espaço e que, unidos, é possível transformar o ambiente e alcançar objetivos maiores. Ver a alegria, a participação dos alunos durante as atividades e o espaço escolar transformado, bonito, alegre foi sem dúvida muito gratificante. Assim a certeza que fica é que as grandes transformações acontecem por meio das pequenas ações realizadas diariamente.

























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vencendo o Bullying

TRANSFORMADOS PELO CONHECIMENTO

Direitos e deveres